Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2009

ESTAÇÃO DIGITAL


Estação de Ipueiras hoje


Estação de Ipueiras do passado

A estrada de ferro do Brasil foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854,
daí o motivo de se comemorar nesse dia, o dia ferroviário.

ESTAÇÃO DIGITAL

Ela já não é mais cor-de-rosa, mas, mesmo assim não perdeu sua graça.
Está diferente esteticamente, e já não exerce a mesma função.

Felizmente não teve a sina de tantas outras que caindo no esquecimento pouco a pouco vão desmoronando e deixando nos escombros parte importante de nossa história ferroviária.

Reformada, de cara nova, ganhou um tom amarelado e cumpre um importante papel. Transformou-se em Estação Digital, beneficiando crianças ipueirenses de baixo poder aquisitivo, que têm hoje, a oportunidade de manusear um computador e apostar num futuro menos desigual.

Eu particularmente tenho grande apreço por esta estaçãozinha do interior. Durante muito tempo, meu avô, Gonçalo Ximenes Aragão foi Agente Ferroviário ou chefe de estação, como se costumava falar em Ipueiras, onde fez história e colocou os filhos nos mesmos trilhos.

Se hoje por falta de interesse dos governantes deste país, nosso trem saiu dos trilhos, tenho pelo menos, o conforto de saber, que numa cidadezinha do interior que se chama Ipueiras a fachada da história continua de pé, e que o barulho da sineta novamente será ouvido, e uma nova linha entrará em ação tendo como ponto de partida: A ESTAÇÃO DIGITAL.

Texto de Dalinha Catunda

2 comentários:

João Ananias disse...

Olá Dalinha,
Pelo menos a Estação de Ipueiras está bem cuidada e sendo bem aproveitada, hoje quando passamos nas cidades onde havia passagens do trem antigamente o que vemos é só destroços.
Abraços.

Oliver Pickwick disse...

Acho que já disse em comentários anteriores que sou um apaixonado por ferrovias. Esta pequena estação, além de bucólica é muito bonita.
Um beijo!