Seguidores

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Poetas Populares


Foto: Dalinha entre os poetas populares de Ipueiras.

Poetas Populares

Confesso não sou repentista,
Mas versos eu sei fazer.
Louvar os artistas da terra,
Louvo com todo prazer.
Louvo de dia e de noite,
Louvo até o sol nascer

Me chamo Dalinha Catunda
Poeta eu sou também
Falo da nossa Ipueiras,
Do povo que quero bem.
Dos cantadores e repentista,
Poetas que a terra tem.

Na beleza do improviso,
Na arte do bom repente,
Louvo Raimundo lira
Que é um vate competente.
Tomara que ele espalhe,
Entre nós sua semente.

Respeito seus cabelos brancos
Também respeito sua idade,
Porém seus versos-menino
São cheios de velocidade.
Não tropeça, nem gagueja,
É o rei da vitalidade.

Sua caneta é a enxada,
Sua tinta é o suor.
Louvo com gosto o poeta,
Que se chama Luis Ló.
Na arte de fazer versos,
Não conheço outro melhor.

É no cabo da enxada,
Que ele cultiva seu chão.
Enquanto capina faz versos,
Pra alegrar seu coração.
Tenho orgulho desse cabra,
Que nasceu em meu sertão.

Simão Brito impõe respeito,
E tem minha admiração,
Os assuntos sociais,
Para ele, sagrados são
Cada cordel que escreve
Trás no fundo uma lição

Edílson Sales é poeta,
Radialista e imitador.
Alegra a nossa gente,
Com inigualável humor.
É mais um fruto da terra,
Demonstrando seu valor

Grande safra de poetas
Tem o nosso fértil chão:
Luis Vieira, Gonçalo Figueiras
E o poeta Raimundão,
Que no dom de versejar
Preservam uma tradição.

Louvo com muito amor
E repito a louvação,
A poetisa da terra
Maria Neusa Aragão
Que tem por sua cidade,
Mais que amor, adoração.

Já falei e já louvei,
Cada um de meus irmãos,
Nascidos na mesma terra,
Criados no mesmo chão.
Se não citei todos agora,
Cito em outra ocasião.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dalinha, muito bonita sua homenagem aos Poetas Populares da "terrinha", seu repente ficou maravilhoso. O que mais posso dizer? AMEI!!!!!!!! E ainda tem o meu querido pai entre os poetas, pena que não herdei esse dom desse Cabra que tanto amo, senão já ia fazer uma parceria com você. Já pensou? Grande abraço. Lucilene Ló