Seguidores

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

FESTA DA PADROEIRA


Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Um belo cartão postal de Ipueiras,
que merece ser visitado.

A Festa da Padroeira

Dia 29 de novembro Ipueiras se engalana para a festa da padroeira que tem seu final dia 08 de dezembro, dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição.
Nove dias bate o sino chamando a população, tem bandinha, dobrados, marchinhas e muita animação.
O foguetório ecoa pelos quatro cantos da cidade. São os devotos pagando suas promessas. Entre rezas e ex-votos ofertados, os fiéis vão cumprindo o prometido, finalizando o ritual com o estouro repetido dos foguetes que em Ipueiras é tradição.
Após cada novena uma residência é contemplada com a visita da santa. Os mais fervorosos seguem o cortejo com seus cânticos em homenagem a Virgem Imaculada. Enquanto outros aproveitam as barraquinhas montadas para desfrutarem do que lhes oferece a animada quermesse.
Nessa época Ipueiras é visitada por parques e circos que chegam à cidade atraídos pela movimentação temporária.
É difícil participar desses eventos sem evocar o passado. Nunca vou esquecer o vendedor de pirulitos. Talvez eu me encantasse muito mais com a figura do vendedor carregando aquela tábua furada com os pirulitos encaixados do que com o próprio pirulito.
E mais, era sagrado. Toda garota tinha que exibir um vestido novo na última novena e outro no dia da festa. E se não tivesse? Era choro de moça, na certa!
O ponto alto da festa sempre foi a última novena. Uma imensa procissão tomava conta da cidade, o leilão enchia a praça com a figura marcante do leiloeiro oficial Mariano, que era mestre no ofício, e encantava a população com sua graça oferecendo as prendas.
É lógico que com o passar dos tempos as coisas mudam. Mas reconheço que Ipueiras, cidade centenária, faz jus a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, fazendo sempre uma linda festa com grande participação de sua população essencialmente católica.

4 comentários:

Jean Kleber disse...

Parabéns,Dalinha. A propósito, tenho uma foto da Matriz quando era toda pintada de branco. Vou escanear e enviar para você. Abração.

Anônimo disse...

Que maravilha encontrar notícias de Ipueiras, minha mãe Ursula Mourão é daí, filha do Sr. Ovídio Mourão, moramos aqui no Pará a 30 anos...e todos os anos vamos ai nessa cidade maravilhosa, matar a saudade da cidade e da família ! e através da internet também reencontramos a familia, amigos e notícias. Abração!
Parabéns pelo seu trabalho.

Railce Mourão Véras

Dalinha Catunda disse...

Olá Jean Kleber,
Obrigada, pelos permanentes comentários. Vou adorar receber a foto da Igreja pintada de branco,

Railce,
Reunir ipueirenses que moram em diferenciados lugares é minha maior satisfação.Também vou todo ano a Ipueiras, pois, moro no Rio de Janeiro também, a 30 anos. Obrigada pelo carinho e meu abraço para você. Dalinha Catunda

Anônimo disse...

Dalinha, vc com seus relatos maravilhosos sobre as festas de nossa ips de ontem e de hoje além de nos enriquecer nos traz também alegria, quando nos comentários encontramos parentes distantes como é o caso da Railce pois se ela é filha de Óvidio Mourão é minha prima, por parte de minha inesquecível mãe Francisca Netária que foi esposa de Tim Mourão. Railce, querendo vc pode entrar em contato comigo pelo terezamm@msn.com . Abração