Seguidores

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SERIGUELA


A SERIGUELA
*
Ela é muito apetitosa,
Quem não quer saborear
Sua cor avermelhada
É um convite a provar
Depois de um bom trago,
Pra muitos vira manjar.
*
No Ceará muito gente,
Eu vi correndo atrás dela.
Até eu andei trepando
Num galho visando ela.
Antes que o pau quebrasse
Minha mão eu meti nela.
*
Típica do meu Nordeste.
Gostosa como ela só.
Quem ainda não comeu,
Confesso que tenho dó,
Pois não sabe o que é bom
Dela eu fiz o meu xodó
*
Às vezes é bem vermelha,
Outras vezes amarela.
Falo da deliciosa,
Frutinha seriguela.
Fruta pequena e gostosa
Não há quem resista a ela.
*
Foto e versos de Dalinha Catunda
*
“O Aurélio afirma que a fruta se chama siriguela, com s ei. Já o Houaiss diz que se escreve com s e e: seriguela. Existem até alguns lugares que a chamam de ciruela.
O único nome correto, sem alterações ou distinção é o científico: Spondias purpurea da família dasAnacardiaceae e da ordem Sapindales.
A versão mais aceita, entretanto, é SERIGUELA.”

4 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Não importa a forma da escrita, o melhor mesmo é se atrepar num pé dessas delícias,e comer o quanto baste!Não há quem resista!

Um Xêro, Dalinha!

Unknown disse...

Dalinha: Gostei do poema mas não sei o que é seriguela.
Beijos
Santa Cruz

Dalinha Catunda disse...

Oi Lúcia, saudades!!!
Agora com face poucas pessoas visitam os blogs, mas vou continuar postando pois no face tudo é muito rápido e descartável. Seriguela é tudo de bom, bjs!

Dalinha Catunda disse...

É uma frutinha muito gostosa que temos por cá, principalmente no Nordeste. Meu abraço, Santa Cruz.