Seguidores

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

MANDO VOCÊ SE LASCAR, SE VIER COM PRECONCEITO



Um mói de poetas Glosando na Rede com Dalinha Catunda

NÓS DAS BANDAS DE LÁ

1

Sou Nordeste, sou Sertão

Eu sou das bandas de lá

Nascida no Ceará

De “Padim Ciço Romão”

Sou Catunda e Aragão

Trago o Nordeste no peito

Por isso tenha respeito

Não se atreva a desdenhar

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO

Dalinha Catunda

2

Nordeste não é, somente,

Um local, assim, comum;

Aqui não temos nenhum

Motivo que deixe ausente

O tesão que torna a gente

Povo forte, satisfeito

E que carrega no peito

Um orgulho de arrombar.

- MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO.

Glosa: Professor Weslen

3

Quando tô admirado

" caraca" não vou falar

Você sim vai escutar

Vôte vixe bem falado

O nosso palavreado

É forte no linguajar

E nosso dialogar

É simples, mas tem respeito

SE VIER COM PRECONCEITO

MANDO VOCÊ SE LASCAR

[Rivamoura Teixeira)

4

Eu sou nordestina nata

E tenho orgulho de ser,

Não posso nem conceber

Por ser ideia tão chata

Quem nossa origem destrata

Tem cérebro oco, estreito,

É bom você tomar jeito

Pense antes de falar:

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO.

Glosa de Bastinha Job.

5

Do Brasil o meu Nordeste

Jamais tem comparação

Orgulho deste torrão

Ser Nordestina da peste

Do Norte, do Sul ou Leste

Falo batendo no peito

Escolhi pra ser meu leito

Minha terra, meu lugar

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO.

Glosa : Dulce Esteves

6

Seu moço eu sou do Sertão

Das terras pernambucana!

Me viro na caninana

Se alguém fala mal do chão.

Do meu velho e bom rincão

Peço que tenha respeito.

Não venha com desrespeito

Já vou também te alertar.

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO.

Mote: Dalinha Catunda.

Marcos Silva

7

Sou Nordeste brasileiro,

Sou Pernambuco, Bahia...

Velho-Chico em Travessia...

Sou Velho Barco banzeiro.

- Eita, Calango Mineiro -!

Moda de Viola, o peito:

Bate coração de jeito

Que é Galope à Beira-Mar.

MANDO VOCÊ SE LASCAR,

SE VIER COM PRECONCEITO!

Edmilson Santini

8

De nascimento, o Sudeste

Tá em minha certidão,

Porém no meu coração

Fincou Raíz o Nordeste,

Com cultura que reveste

De gratidão o meu peito,

Lá me criei, me deleito

Pois ali é o meu lugar

MANDO VOCÊ DE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO.

Glosa: Nilza Dias

9

Wellington Santiago

Não largo meu "arre égua",

E meu "ôxe", eu acho um luxo;

Meu forró de "rela bucho",

Com distância d'uma légua.

Quem faz bullying, não dou trégua,

Pode ser qualquer sujeito;

Não me falte com respeito;

E se quiser discriminar,

MANDO VOCÊ SE LASCAR,

SE VIER COM PRECONCEITO.

Glosa: Wellington Santiago

10

Gosto de arroz com feijão

Cuscuz com bode cozido

Um forró no chão batido

Xote, xaxado e baião,

Eu sou fã do Gonzagão

Nordestino insuspeito

E se eu vir qualquer trejeito

Querendo de nós gozar

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO

Glosa: Giovanni Arruda

11

Sou nordestino arretado,

Destemido, corajoso,

Sou valente, sou tinhoso,

Tenho calcanhar rachado,

O meu couro é tostado,

Levo a vida do meu jeito,

O Nordeste no meu peito,

Faz meu coração pulsar,

MANDO VOCÊ SE LASCAR,

SE VIER COM PRECONCEITO.

 Joabnascimento

12

Com prazer, sou nordestina

Fiel às minhas raízes

Memórias muito felizes

Vividas desde menina

A Bahia me fascina

Aqui vivo e me deleito

O sertão me deu o jeito

De ser forte pra lutar

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO

Creusa Meira

13

Só ando por este chão

Que é chamado nordeste

Eu sou um cabra da peste

Pego cobra com a mão

Mordo e jogo no chão

E do jeito que eu quiser

Só respeito a mulher

Que é obra exemplar

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO.

Arimateia Magalhães

14

Sou Paraíba do norte

Das entranhas do sertão

Minha cidade é São João

Onde o sol já nasce forte

Nasci aqui, tive sorte

Mamãe me criou no peito

Nordestino é desse jeito

Não para de trabalhar

MANDO VOCÊ SE LASCAR,

SE VIER COM PRECONCEITO.

Jerismar Batista

15

Pros lados do litoral

Nas praias de Fortaleza

Onde a santa natureza

Me trouxe para a real

De maneira natural

Com carinho e muito jeito

O Nordeste é o meu leito

Para eu deitar e rolar

MANDO VOCÊ SE LASCAR

SE VIER COM PRECONCEITO

Glosa de Vânia Freitas

16
Gosto de ser nordestino
Porém não da dependência
Pra livrar-se da carência
Como se fosse destino
Ou por conta do divino
Sem o qual não há mais jeito
Isso é um falso conceito
Que temos de superar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
José Walter Pires
17
sou rifle sou carabina
sou punhal de Lampião
meu Nordeste é Gonzagão
no forró de lamparina
minha morena fascina
faz um requebro perfeito
por isso quero respeito
quando for pra ela olhar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Chico Fábio Cordéis
18
Desde criança na pia
que pratico obediência
equilibrando a prudência
e nada a mim desafia.
Não ligo quando me espia
pra depois botar defeito,
me taxar de mal sujeito
querendo me "esculachar".
MANDO VOCÊ SE LASCAR,
SE VIER COM PRECONCEITO.

Zé Salvador

Obrigada meus amigos e amigas, ficou muito bom.

Obrigada pela interação é gratificante entrar na roda de versos com todos vocês.

Glosando na Rede com Dalinha, é uma idealização de Dalinha Catunda, coordenada pela mesma e é divulgada em outros espaços.

Dalinha Catunda idealizadora e administradora dos blogs:

https://cantinhodadalinha.blogspot.com/

https://cordeldesaia.blogspot.com/

Nenhum comentário: