Seguidores

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM IPUEIRAS



FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM IPUEIRAS

A festa da padroeira se aproxima e em Ipueiras, já é grande o movimento em torno dos festejos que desde sempre envolveu com paixão o povo ipueirense, que em sua grande maioria é católico.

As barracas das quermesses já começaram a ser montadas, as rádios locais já divulgam em seus jornais a programação da festa que trás como tema: “QUEREMOS COM MARIA DEFENDER A VIDA, A PARTIR DOS EXCLUÍDOS, EM NOSSO SEMI-ÁRIDO”

A festa terá seu início no dia 28 de novembro com uma carreata levando a imagem de Nossa Senhora, saindo do Bairro das Carnaúbas. Os festejos se estenderão até o dia 08 de dezembro dia dedicado a nossa Senhora da Conceição, padroeira de Ipueiras. Uma grande procissão luminosa marcará o encerramento da festa.

Senti o cheiro da festa, porém não pude ficar. Mas estou feliz em saber que as pessoas ainda oferecem suas prendas, os velhos leilões resistem bravamente às mudanças dos novos tempos. Bom verificar também que enquanto a política divide famílias e amigos, a igreja os abriga num mesmo teto.

Pesquisando no: http://www.uniafro.com.br/ns_conceicao.htm
sobre a história de Nossa Senhora da Conceição, que retirada das águas, transforma-se em Nossa Senhora Aparecida achei curioso e bem interessante este trecho histórico que repasso fechando minha crônica.

“A primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao Brasil em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. José de Anchieta foi o apóstolo da doutrina da Imaculada Conceição no Brasil, que desde o início de sua colonização dedicou a este mistério inúmeras igrejas, inclusive 35 catedrais. Ela foi a protetora de nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por Dom Pedro I. Já no despontar do século XX, com o advento da República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.”

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá minha amiga, finalmente retornando da terrinha com este belo texto sobre a padroeira de Ipueiras, e coincidentemente N. Sra. da Conceição é padroeira de Pacoti/Ce terra de nosso querido e inesquecível amigo Joseph E de Sousa. Abraços e até breve.

Lillian disse...

Olá Dalinha...
Lindo texto!! Foi uma honra viajar ao lado de uma poetisa como você. Adorei te conhecer! Abraços! Lillian Leal

Dalinha Catunda disse...

Oi Terezinha,
Verdade, Teca, Nossa Senhora da Conceição também é padroeira de Pacoti.Terra do nosso amigo que se foi deixando muitas saudades.
Ipueiras já começa a ganhar novos ares com a chegada da festa da padroeira. Obrigada por comparecer neste cantinho.
Carinhosamente,
Dalinha.

Dalinha Catunda disse...

Oi Lillian,
Também adorei viajar com você e conhecê-la. Foi bem agradável e passou rápido.
Um abraço e apareça
Dalinha Catunda

Jean Kleber disse...

Importante artigo. Um documento precioso.Abração.

Anônimo disse...

Dalinha, gosto, sempre que posso ler os seus contos e poesias.
É bom ver e saber o quanto amas a tua terra natal
Td de bom.
Um abraço.
Pompeia.