Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O CAJU E A CASTANHA

O CAJU E A CASTANHA

*
Outubro é mês de caju
Em meu querido sertão.
Quando a safra é boa,
Dá tanto que cai no chão.
Totalmente seduzida
Eu sou só contemplação.
*
Vermelho e amarelo,
Alaranjado também.
Comprido, arredondado
De todo formato tem.
E transformado em suco,
É gostoso e faz bem.
*
Dele é feito o doce,
Mel, vinho e cajuína,
Produtos apreciados,
Na região nordestina.
Tudo que vem do caju
Na verdade me fascina.
*
O Caju é o pedúnculo.
A castanha é o fruto.
Não sei de qual gosto mais
Só sei que dos dois desfruto.
Sou doidinha por castanha,
Por caju e seus produtos.
*
Na folia do caju
Eu nasci e me criei.
Em flandres assei castanha,
Com seu leite me queimei.
Aventuras de menina,
Que arrebatada provei.
*
Texto e foto de Dalinha Catunda
Visite também: http://www.cordeldesaia.blogspot.com/

12 comentários:

chica disse...

Lindo tudo.Foto e poesia!E que coisa boa que é o caju!beijos,lindo dia,chica

SAM disse...

Dalinha,

amei os versos de " caju e castanha", das lembranças tão boas e gostosas! Adoro suco de cajú , doce de caju e amo castanhas. Alias ando me empanturrando de castanha e doce de cajú estes dias hahahaaha.

Beijos com carinho, amiga.

Valdemar Neto Terceiro disse...

Belos versos
feitos de uma sutileza, de uma jeito bem maneiro típico do nordestino-cearense... Adoro ler textos assim que nos retratam na nossa simplicidade...

Belos versos...
Um cheiro,
Valdemar Neto Terceiro

Licínio Filho disse...

Adoro o suco de caju,já a castanha vai bem com uma breja gelada.
Agora bom mesmo são seus versos.
Abração.

João Ananias disse...

Lindos versos Dalinha,
O caju é saboroso e rico em vitamina C. Alem do suco e da cajuína, adoro todas as guloseimas que podem ser feitas com o caju.
Grande Abraço.

São disse...

Gostei imenso de seu regresso , da foto e do poema!

Um abraço grande, minha linda.

Rosário Pinto disse...

Amiga,
Concordo em gênero, número, grau, latitude, longitude e plenitude!!! com o Licínio: nada melhor do que o suco de caju, a cartanha com cerveja e... melhor ainda, os versos da Dalinha, heheheh bjão

joaquim da rocha disse...

É minha amiga, vc canta como ninguém, em seus versos nossas belezas, encantando aqueles que como sou fã de sua arte, parabens Dalinha, vc é realmente genio na arte do cordel, chego a lhe invejar, é claro no bom sentido da palavra. Um grande abraço...

José Leite disse...

O caju é fenomenal! Afrodisíaco q.b. para satisfazer quem precisar...

bj

chica disse...

Obrigado pela linda interação,Já está lá! E estamos todos na corrida.rsrsr beijos,chica

valterpoeta.com disse...

Muito bonito Dalinha, como tudo aquilo que você produz. Rea admiro muito, bjs e bom dia

Anônimo disse...

Muito nordestino o seu olhar... Parabéns pelos belos versos - Nós do Museu do Caju ficamos encantados. Vamos divulgá-lo com carinho junto aos visitantes. Abraços e venha nos visitar....