
A Cruz Da Finada Marta
Ipueiras como muitas cidades do interior tem suas estradas cheias de cruz. Por detrás de cada cruz uma história triste a ser contada.
Lá pros lados do talhado , na ladeira dos Montes, existe uma cruz marcando mais uma das tantas histórias tristes. A história da finada Marta.
Contam que há muito tempo atrás Marta contraiu a lepra e fora abandonada por sua família no meio da floresta. Ali ela viveu como bicho do mato.
Sua alimentação era deixada em cuias e latas na beira da estrada para que ela fosse pegar e matar a sua fome.
Um dia, Deus todo poderoso e misericordioso acabou com o sofrimento de Marta. Seu corpo mutilado ficava na terra sua alma sofrida subia aos céus.
Dizem que ali mesmo ela fora enterrada. Porém Marta não seria apenas uma triste história. Depois de tanto sofrer, morrer e ser enterrada, o lugar onde seu corpo fora depositado, em volta a uma cruz singela, começaram a aparecer flores de toda natureza, flores antes nunca nascidas naquele lugar. As flores eram tão perfumadas que abelhas e borboletas se multiplicavam embelezando o local
A história se espalhou, e em pouco tempo o que era uma cruz se transformou em capela, as notícias de graças alcançadas se espalhavam pelos mais distantes lugares e os devotos eram tantos que virou até romaria.
Reza a Lenda que quando o vento começa a soprar forte lá pras bandas do talhado, um cheiro intenso se espalha no ar. E, um vulto desce do céu brilhando mais que o luar.
Todos juram que é Marta, ela vem visitar, as árvores, os pássaros pois ali nos tempos difíceis passou a ser o seu ninho e ela de tempos em tempos retorna aos velhos caminhos.
TEXTO:Dalinha Catunda
Foto: 1.bp.blogspot.com/.../s400/mulher+ao+luar.jpg
NOTA DO BLOG:
A cruz da finada Marta, realmente existiu.
Hoje em seu lugar existe uma capelinha onde romeiros devotos pagam suas promessas.
Eles atribuem a Finada Marta milagres conseguidos.
De posse das informações e com um pouco de criatividade, vou registrando as histórias que passam de pais para filhos, formando, assim, um legado para as novas gerações de Ipueiras-Ceará, minha cidade.