Seguidores

quinta-feira, 16 de junho de 2011

São João - Sabores e Tradição


São João, Sabores e Tradição
*
Hoje vou dançar quadrilha,
Hoje vou brincar São João.
Vou comer pé de moleque
Vou beber muito quentão,
Me empanturrar de canjica,
Nesta festa que é tão rica
Que esquenta o meu sertão.
*
Batata assada na brasa,
E milho verde também,
Não vou deixar de provar
E oferecer ao meu bem
Nem que dê dor de barriga,
Ou tenha que comprar briga,
Pra comer eu vou além.
*
Pamonha e bolo de milho,
A cocada e a macaxeira,
Nas barracas das quermesses
Quem vende é moça faceira
Que com sorriso oferece,
Ali mesmo faz sua prece,
Pra deixar de ser solteira.
*
Esta festa dos três Santos,
Festa de grande fartura.
É a festança da colheita,
Da bendita agricultura,
Onde o povo nordestino
Festeja feito menino
Os louros desta cultura.
*
No Nordeste Santo Antônio,
São Pedro, também São João,
Com rezas, forrós e danças,
São festejados no sertão.
É nossa festa maior
Não vejo festa melhor
Viva nossa tradição!
*
Texto e imagem de Dalinha Catunda

12 comentários:

chica disse...

Coisa boa essas festas que não deveriam acabar! Aqui não tem graça! beijos e obrigado pela interação linda que está no lugar! chica

Victor Gil disse...

Querida Dalinha.
Como se está sempre a aprender. Tirando o dia dos namorados que aqui acontece em Fevereiro, os santos populares, acontecem em nosso países ao mesmo tempo, coisa que eu desconhecia. E não sabia que o Santo António, também era casamenteiro por aí tal como por aqui. Afinal, não admira, porque somos povos irmãos, com muitas raízes em comum. Bom divertimento com o S. João.
Meu beijo e meu carinho de sempre.
Victor Gil

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Gosto de todos esses sabores e tradições. Tive uma querida madrinha de São João,a quem eu tomei a bênção a vida dela toda.
Pena, que as festas agora,já não são tão espontâneas, principalmente as quadrilhas. Acredito que no interior ainda se mantenha uma certa tradicão...
Que versos gostosos, amiga, em todos os sentidos.
Beijos

Nelcima De Morais disse...

Oi, Dalinha! Um feliz São João pra você! Gosto muito das festas juninas e, por sinal, também tenho madrinha e afilhados de São João. bjos!

Rosário Pinto disse...

Dalinha parabéns, por este São João encantado. Sua poesia tem cor e cheiro dos velhos tempos daquelas festas de São João, que hoje, não temos mais.
Bjim,
rosário

João Ananias disse...

Olá Dalinha,
Acredito que as festas juninas tem perdido um pouco mais o verdadeiro sentido, e está se tornando uma festa profana. Mas o nosso nordeste mantém a tradição e nos encanta com os mais belos araiás, disputas de quadrilhas e muita comilança. Viva São João!
Grande Abraço.

Licínio Filho disse...

Oi Dalinha,
as festas populares de junho são as que mais gosto.Seus sabores, cores e ritmos contagiam todos.
Feliz São João!

FátimA RochA disse...

Êta coisa maravilhosa as festas de São João, minha terra, minha gente!

Abraço Dalinha

Tereza Mourão disse...

Dalinha querida, vc está bombando em nosso ceará, e agora a pouco no facebook no grupo de Ipueiras - Ceará ví fotos do São João Encantado (Colégio Monsenhor Cleano) onde fostes homenageada. Ví fotos maravilhosas do grupo que te homemageou, todos vestidos de cangaceiros. Esperamos então anciosos que já já faças um relato em prosa e verso sobre esta homenagem em seu blog. Bjos no seu coração e viva São João, São Pedro, Santo Antonio, enfim todos os Santos deste mês de junho que anima tanto o nosso nordeste brasileiro.

Marly disse...

Olá, Dalinha,

Nem sei muito bem como cheguei aqui, mas, para início de conversa, adorei o poema do seu perfil e também este sobre o São João. As festas juninas são ingênuas e calorosas, parecidas com a alma brasileira, por isso eu as amo, rsrs. Eu também me comparo à rapadura: doce e dura, rsrs.

Um abraço e bom dia!
(vou me incluir entre os seguidores deste blog, para vir aqui mais vezes).

Anônimo disse...

Dalinha: São João ca no Porto é festa riga ai tambem gostei do teu poema há Santo antonio é o casamenteiro cá mas também ai eu não sabia dessa.
Beijos
Santa Cruz

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

Dalinha, fiquei a pensar.....
Depois de ouvir tanta musíca sem característica junina e tem bastante por ai....
Se colocam um arranjo legal em seus versos !! meninaaaa, ficaria lindo demais rsrrrs simples assim!!! beijos