Seguidores

terça-feira, 18 de março de 2008

Cadeira e Cordel

Cultura Popular

A abertura do calendário acadêmico de 2008 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, aconteceu no dia 17 de março, na sede da Federação das Academias de Letras do Brasil que fica na Rua Teixeira de Freitas nº. 5/ 3º andar-Lapa Rio de Janeiro.

Seguindo a pauta da plenária, tivemos a posse do jovem benemérito Fernando da Silva Assumpção. Em seguida, merecida homenagem a Messody Ramiro Benoliel vice-presidente de honra da ABLC e que, ao longo de sua vida tem prestigiado essa importante instituição.

Nesse clima de festa, onde a qualidade notadamente tomava o lugar da quantidade aconteceu minha eleição. Indicada por importantes membros da Academia como: Dr. William J.G. Pinto, Ivamberto Oliveira de Albuquerque e professor Aragão.
A sugestão foi acatada com gosto pelo Presidente Gonçalo Ferreira da Silva que também apostou no meu nome para compor o rico elenco da ABLC.

Com a benção da Madrinha dos cordelistas, nossa querida Mena, e sob aplausos daqueles que ajudam a fazer a historia popular do Brasil, eu, Dalinha Catunda, fui aclamada membro da ABLC, ocupando a cadeira de nº. 25, do poeta cearense Juvenal Galeno, o que muito me honra.

A plenária transcorreu num clima de alegria e descontração, onde trovadores, cordelistas e poetas declamaram seus versos demonstrando a força da literatura popular.

No final, entre refrigerantes, bolo de macaxeira, queijo de coalho, e outras guloseimas,
Aconteceu o ponto alto da confraternização.

De lá saí na certeza que todos os sotaques, têm seu espaço. Que a voz nordestina ecoa bravamente feito um vaqueiro aboiador que tangendo sua boiada espalha seu canto no ar.

É um espaço onde todos os sotaques se juntam numa mesma voz: A Voz da Cultura Popular.


Texto e foto de Dalinha Catunda

3 comentários:

Jean Kleber disse...

Dalinha, nós, que somos seus amigos e acompanhamos seu sucesso como poetisa, estamos galvanizados por essa experiência, e compartilhando a sua satisfação. Valeu.
Jean, Heloisa, Vanessa e Ivan

Anônimo disse...

Dalinha, que vc ocupe esta cadeira por muitos e muitos anos, e com certeza seu antecessor Juvenal Galeno está muito feliz em ela ter sido preenchida por esta brilhante cordelista, contista e uma ipueirenses de garra nota 10.
Valeu amiga
Teresinha a do Seu Tim

Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber,
Mais satisfeita fico com o apoio dessa sua familia maravilhosa. Obrigada, amigo pelo incentivo.
Terezinha,
Você é uma amiga do peito, e sei que se depender de sua divulgação e apoio estarei sempre no pódio.
Carinhosamente,
Dalinha