Seguidores

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ZECA FROSINO, O REI DO FORRÓ



Amigos,

No dia 04 de julho de 2009, na quadra do Corte Branco, na cidade de Ipueiras-Ceará,

acontecerá o maior forró-pé-serra da região. O Forrozão do Zeca Frosino.

54 anos de tradição e Amizade.

Aqui um pouco sobre Zeca Frosino e meu convite a todos para este legítimo pé-de-serra.


FORROZÃO DA AMIZADE



O dia é quatro de julho.

Ipueiras é a cidade.

Zeca Frozino convida

Pro forrozão da amizade,

Todo povo da nossa região,

Para arrastar o pé no chão

Num pé-de-serra de verdade.



Sanfoneiros de renome

Contratou Zeca Frozino.

No Fole Bento Raimundo,

Também Simões Carolino.

Com o forrozeiro Adri-Som

O forrozão vai ficar bom

Embaixo eu também assino.


ZECA FROSINO, O REI DO FORRÓ

Em 9 de março do ano de 1926, nascia no lugarejo chamado Abílio Martins, interior de Ipueiras, aquele que pode ser chamado, por direito, de nosso rei do forró.

José Batista dos Santos, conhecido popularmente como "Zeca Frosino", hoje na cultura cearense é sinônimo de tradição. Sendo, portanto, parte importante do patrimônio histórico de Ipueiras.

Filho de Eufrasino Batista dos Santos e Silvina Maria da Conceição, casado com Dona Maria Cordeiro dos Santos (serrana de fibra), de cuja união nasceram onze filhos, companheira de garra, que sempre acompanhou o marido, ajudando-o nos momentos difíceis, e incentivando-o nas horas dos sonhos.

Há mais de cinquenta anos, com muito sacrifício, porém com muita coragem, teve ele a singela idéia de organizar um forró para animar sua gente. A partir daí, chovendo ou fazendo sol, em todo primeiro sábado de lua cheia, no mês julho, ele faz Ipueiras dançar em ritmo de forró.

A sabedoria dos simples deu a ele o poder de reunir numa mesma festa o povo da cidade e as gentes do interior numa perfeita confraternização.

Foi pautado na amizade, na honestidade, e acima de tudo no respeito, que "Zeca Frosino" conquistou uma legião de admiradores e seguidores.

Assim, este ipueirense carismático, de alma festiva, digno de nosso respeito e admiração, lenda viva de Ipueiras, deixará em nossa história seu nome e a certeza de que passará de pai para filho a responsabilidade de levar adiante tão importante missão.

.

3 comentários:

Victor Gil disse...

OI Dalinha.
Cada vez que leio o que escreve, aprendo um pouco mais sobre o seu Brasil, mas sobretudo sobre a sua região.
Quanto eu adorava assistir a esses encontros, dançar ao som o Forró, ouvir essas canções cheias de tradição, com um sotaque muito próprio, que lhe dá um sentido único no mundo.
Longa vida a seu Zeca Frosino.
Beijos
Victor Gil

São disse...

POis que seja animado esse forró e que se divirtam muito e bem.

Eu só estarei em espírito,que Portugal fica loooonge...

Abraços.

Tereza Mourão disse...

Oba, desta vez estarei no forró do seu Zeca, ao vivo e a cores com minha amiga Dalinha. Embora não sabendo dançar o nosso forró tenho certeza que me divertirei bastante. Abraços a todos e até breve.