O Cantinho da Dalinha é também o canto do cordel. O picadeiro onde costumo entoar o meu canto em versos propagando a poesia popular. É o Canto de uma cearense que adora suas raízes, canto da mulher destemida que saiu das entranhas nordestinas e abriu uma janela para cantar sua aldeia para o mundo, Interagir com outros poetas cordelistas desfrutando deste mundo virtual. Sou Maria de Lourdes Aragão Catunda, a poeta de Ipueiras e do cordel, sou a Dalinha Catunda. dalinhaac@gmail.com
Seguidores
terça-feira, 6 de outubro de 2009
MULHERES NO ENCONTRO DE POETAS E RODAS DE CANTORIA
“Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria” recebe Dalinha Catunda, Maria Rosário e a Madrinha Mena na Academia Brasileira de Literatura de Cordel
No próximo sábado - dia 10 de Outubro, a partir das 16h, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, no projeto “Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria”, apresenta a atração “A produção feminina na Literatura de Cordel”. O encontro contará com as Cordelistas Dalinha Catunda, Maria do Rosário e a Violeira Mena - a madrinha dos poetas.
As poetas cordelistas falarão, em prosa e versos, do ingresso da mulher nas rodas de cantoria, no mundo do cordel e nos lugares antes só ocupados por homens. Tudo isso entremeado com a voz e o violão de Madrinha Mena.
O objetivo é contemplar produções voltadas à literatura de cordel, que desempenha o papel de refletir problemas populares e as suas contradições estruturais, circulando assim como elemento de ligação entre diversos grupos sociais. Entendida como arte, a literatura de cordel persiste no imaginário do povo brasileiro, divertindo-o, fazendo-o pensar, contestar e, acima de tudo, representando-o na sua forma mais rica que é a cultura. O projeto, por isso mesmo, foi criado nessa perspectiva de continuidade e de futuro, a fim de construir e democratizar o saber popular.
Outras informações sobre a programação podem ser encontradas no Site da ABLC (www.ablc.com.br) e no Blog (www.encontrocompoetas.blogspot.com). A Academia Brasileira de Literatura de Cordel fica na Rua Leopoldo Fróes, nº 37 - Santa Teresa. Vale lembrar que a entrada é franca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Que legal! Bom encontro!beijos,chica
Dalinha, mas que beleza está ficando a nossa Amizade, hein?
Nossa, tenho tudo a ver com cordel, pois tive um tio cordelista, músico e Poeta arretado, lá em Alagoas.
Que esse evento seja coberto de êxito e será!
Beijos, amiga!!!
Heeeeeeeee Dalinha..Maravilha! E se eu não viajar neste feriado, marco presença! Sucesso que já é certo! E parabéns a todos envolvidos neste projeto maravilhoso.
Com carinho, beijos.
Amiga, ótimo encontro!
Dalinha, dê um pulinho no meu blog:
"Selos, Mimos e homenagens",
tem uma simples homenagem à vc.
Com todo o meu carinho.
Você foi a primeira comentarista hoje no Atelier das Poesias, muito obrigada!
Beijinhos!
Olá Dalinha,
Com certeza vai seu um belo encontro cultural. Muito sucesso.
Abraços.
Postar um comentário