Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ANTIGOS NATAIS


Amigos e leitores do Cantinho da Dalinha, desejo de coração um Natal com muita paz e saúde para todos.

ANTIGOS NATAIS
*
Dezembro chega e me faz
Lembrar os velhos natais
Vividos lá no sertão
Com meus irmãos e meus pais.
Nas terras alencarinas,
Vivi festas natalinas,
Que não esqueço jamais.
*
Um peru bem gordo tinha,
Pra véspera de Natal.
Na cozinha o movimento
Era fora do normal.
A galinha recheada,
Com farofa e costurada
Era um prato especial.
*
Uma árvore de garrancho,
Enfeitada com algodão.
Uma estrela prateada
Bem feita de papelão,
Coberta com purpurina
Na árvore nordestina
Enfeitava a ocasião.
*
O sapatinho me lembro
Não poderia faltar.
Debaixo de minha rede
Nunca deixei de botar,
Confesso que achava belo
O presentinho singelo
Que não deixei de ganhar.
*
E melhor do que os presentes
Era a nossa animação,
Porque na simplicidade
Que reinava no sertão,
Só em receber presente
A criançada contente
Mostrava satisfação.
*
Pros meninos caminhão,
Feito de lata e madeira.
Um pião feito de pau
Tudo comprado na feira.
E a bonequinha de pano
As meninas todo ano,
Ganhavam pra brincadeira.
*
Contudo o que mais recordo,
Daqueles natais que eu tinha
Era o presépio montado,
Que se chamava lapinha.
Ver o Jesus com seus pais
Cercado por animais,
Encantava esta Dalinha.
*
Dalinha Catunda
Texto e foto de Dalinha Catunda

5 comentários:

chica disse...

Eram lindos os antigos Natais...
beijos,FELIZ NATAL, tudo de bom,chica e obrigado pelo carinho sempre!

João Ananias disse...

Bela lembrança Dalinha! Que Deus te abençoe e te conceda muita paz, alegrias, felicidades e muito sucesso. Um Feliz Natal e Boas Festas!
Beijo no coração.
João Ananias

Licínio Filho disse...

Olá Dalinha,
passando para desejar-lhe Boas Festas!
Um Natal de muita harmonia para você.
Um forte e fraterno abraço.

Victor Gil disse...

Querida Dalinha.
Como também nasci no interior do meu país, no meio dos campos, com hortas e árvores, sei como eram diferentes os natais vividos entre a família rural. Em redor da fogueira, porque aqui é Inverno, fazendo os doces e cantando as canções de Natal.
Aproveito para te desejar Festas Felizes.
Meu beijo e meu carinho de sempre.
Victor Gil

Prof. Israel Lima disse...

Que coisa linda! o blog é maravilhoso, me senti em casa.
Sucesso amiga.
Feliz Natal!

Um beijo

Prof. Israel Lima