O Cantinho da Dalinha é também o canto do cordel. O picadeiro onde costumo entoar o meu canto em versos propagando a poesia popular. É o Canto de uma cearense que adora suas raízes, canto da mulher destemida que saiu das entranhas nordestinas e abriu uma janela para cantar sua aldeia para o mundo, Interagir com outros poetas cordelistas desfrutando deste mundo virtual. Sou Maria de Lourdes Aragão Catunda, a poeta de Ipueiras e do cordel, sou a Dalinha Catunda. dalinhaac@gmail.com
Seguidores
quinta-feira, 30 de abril de 2009
ESTAÇÃO DIGITAL
Estação de Ipueiras hoje
Estação de Ipueiras do passado
A estrada de ferro do Brasil foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854,
daí o motivo de se comemorar nesse dia, o dia ferroviário.
ESTAÇÃO DIGITAL
Ela já não é mais cor-de-rosa, mas, mesmo assim não perdeu sua graça.
Está diferente esteticamente, e já não exerce a mesma função.
Felizmente não teve a sina de tantas outras que caindo no esquecimento pouco a pouco vão desmoronando e deixando nos escombros parte importante de nossa história ferroviária.
Reformada, de cara nova, ganhou um tom amarelado e cumpre um importante papel. Transformou-se em Estação Digital, beneficiando crianças ipueirenses de baixo poder aquisitivo, que têm hoje, a oportunidade de manusear um computador e apostar num futuro menos desigual.
Eu particularmente tenho grande apreço por esta estaçãozinha do interior. Durante muito tempo, meu avô, Gonçalo Ximenes Aragão foi Agente Ferroviário ou chefe de estação, como se costumava falar em Ipueiras, onde fez história e colocou os filhos nos mesmos trilhos.
Se hoje por falta de interesse dos governantes deste país, nosso trem saiu dos trilhos, tenho pelo menos, o conforto de saber, que numa cidadezinha do interior que se chama Ipueiras a fachada da história continua de pé, e que o barulho da sineta novamente será ouvido, e uma nova linha entrará em ação tendo como ponto de partida: A ESTAÇÃO DIGITAL.
Texto de Dalinha Catunda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Dalinha,
Pelo menos a Estação de Ipueiras está bem cuidada e sendo bem aproveitada, hoje quando passamos nas cidades onde havia passagens do trem antigamente o que vemos é só destroços.
Abraços.
Acho que já disse em comentários anteriores que sou um apaixonado por ferrovias. Esta pequena estação, além de bucólica é muito bonita.
Um beijo!
Postar um comentário