Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dalinha na Feira Literária Internacional do Tocantins

 
DALINHA CATUNDA É CORDEL NA FLIT
O cordel tem me dado alegrias e tem me colocado em lugares jamais imaginados.
Tenho participado de ótimos projetos, feito oficinas, participado de palestras.
 Convidada a participar da FLIT – Feira Internacional de Literatura do Tocantins, que está sendo realizada em Palmas entre 25 e 03 de agosto, lá me apresentarei num recital que tem como título “Sertaneja, Sim Senhor!” prestigiando a mulher e o Nordeste, nos dias 30 e 31, sábado e domingo às 19h: Estará lá também, boa parte do colegiado da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel da qual eu faço parte.
A FLIT trará para Palmas, escritores e artistas de renome internacional, como a escritora Léonora Miano, o escritor cubano Joel Franz Roseli, a peruana Carmem Ollé, o português Miguel Andresen de Sousa Tavares e a angolana Maria Celestina Fernandes. E o que eu posso dizer é que estou imensamente feliz com os espaços que se abrem para o cordel e com as possibilidades que tenho de caminhar junto a ele.

 BELA DAMA DO CERRADO

Palmas, linda capital
No centro desta nação
Totalmente programada
Assim foi tua construção
Muito bem arborizada
E vendo-a fico encantada
E até faço louvação.
*
És maior em Tocantins
Mimosa flor do cerrado,
Tão jovem e tão bonita
Bem segura em teu traçado
Olhando tuas palmeiras
Relembro minha Ipueiras
Que até hoje é meu condado.
*
A Palma do buriti
Que é farta no Jalapão
E também é encontrada
Pras bandas do meu sertão.
Bela dama do cerrado,
Neste encontro bem marcado,
Roubaste meu coração.
*
Foto e texto de Dalinha Catunda
Visite também: www.cordeldesaia.blogspot.com
www.rosarioecordel.blogspot.com

20 comentários:

AC disse...

Há notícias que nos alegram, quase sem sabermos como. É o caso.
Muitos parabéns!

Beijo :)

CESAR CRUZ disse...

Parabéns, Dalinha! Você é merecedora!

Poste mais notícias posteriormente, quero acompanhar!

bjo
Cesar
SP, Capital

Victor Gil disse...

Minha querida Dalinha.
Não sou um entendido no cordel, mas ao ler o que escreves, comecei a apreciar muito mais esse tipo de poesia. Pena aqui em Portugal, não se dar a importância que devia ter. Por aí, pelo que vejo através dos espaços onde participas, o cordel está activo e tu fazes parte dessa actividade. Portanto, parabéns. Se alguém merece és tu.
Ah! Outra coisa. Adoro essa foto. Foi através dela que te conheci, e com tal, para mim é especial, assim como tu, né?
Meu beijo e meu carinho de sempre.
Victor Gil

Anônimo disse...

Parabéns Dalinha! Muito lindo!

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Que honra, ter a minha conterrânea Dalinha Catunda, sempre na ribalta,
em vários cenários,de norte a sul, passando pelo centro, deste imenso país...Em todos os recantos, lá está o cordel, de "calça" ou de "saia", sendo levado como cultura de 1 ª necessidade. Poder compartilhar com
importantes personalidades internacionais, imagino que seja a glória de um poeta.
Parabéns e obrigada, Dalinha,por representaro nosso povo,com a nossa poesia de cordel, na FLIT.

Sucesso... e muitos xêros!

Rosário Pinto disse...

É também minha amiga, mas ainda assim, quero registrar minha alegria por vê-la representando as SAIAS, na FLIT. As mulheres poetas estarão muito bem representadas. SUCESSO! amiga.

Também aqui vou deixar
Meu recado registrado
Neste dia da amizade
Tenho amigo conquistado
Dalinha é a referência
Neste mundo encantado

Symone Cadeyrante disse...

Amiga você é show de bola..
10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000maravilhosa....
Parabéns..
Amu você...

01/10/2008 disse...

Por acaso lhe achei, li seus poemas e me encantei. Falou da infância e de nossa querida Palmas.
Mulher de raça: sinônimo de força e coragem. Sem deixar a elegância e delicadeza.

goyaninhapedagoga disse...

Querida Dalinha, vc é 100000000000000...

Ao ler seus poemas
recordo de minha infância,
naquele tempo
que eu não tive muita chance.

Ao expor meus sentimentos
e escrever o que eu sentia
meus pais e mestre brigavam
dizendo que aquilo, no livro não contia.
Só podia fazer e escrever
o que os professores consentiam.

Agradeço a DEUS,
por tudo que ELE me concedeu,
pois agarrei todas as oportunidades
fiz uma faculdade,
hoje sou professora de seres inicias.

Palmas é a cidade
que escolhi para morar,
e, trabalhando com alegria
esperando a aposentadoria
todas as FLITs quero visitar
para que o encantamento
em meu coração possa continuar.

bjos,
com carinho!

Dalinha Catunda disse...

AC- Obrigada pelos parabéns e pela visita.
Beijo

Cesar agradecida pelo carinho, postarei, sim.
Bjo

Dalinha Catunda disse...

Olá caro Victor Gil,
Você é sempre muito gentil.
Na realidade o cordel veio no baú dos portugueses para o Brasil e aqui ganhou força e novas características.
Fico feliz em saber que você gosta dos meus escritos.
Carinhosamente,
Dalinha

Dalinha Catunda disse...

Claudia,
Muito obrigada, apareça sempre.

joaquim da rocha disse...

Parabéns amida Dalinha
Com certeza você merece
E na opinião é minha
Sua participação nos enaltece.

Dalinha Catunda disse...

Querida Lúcia,
Levar minha poesia onde contém a cultura do meu povo, representar meu Ceará é navegar nos braços da felicidade.
Beeeeijos minha amiga

joaquim da rocha disse...

Simples como você
É este versinho que lhe mando
Para tentar promover
Como cordelista no comando.

Dalinha Catunda disse...

Rô, você mais que uma amiga é uma parceira e tanto, muito tem contribuido em minhas caminhadas.
Bgim

Dalinha Catunda disse...

Simone,
Quanto tempo né amiga? bom vê-la aqui.
Obrigada pelo carinho,
Beijos

Dalinha Catunda disse...

01/10/2008,
Você deve ser alguém que me viu em Palmas.
Fico feliz com seu comentário amei aquele lugar onde fui tão bem recebida que me senti em casa.
Obrigada pelas palavras tão gentis.
Meu abraço

Dalinha Catunda disse...

Goyaninha,
Obrigada por aparecer por aqui. Apareça sempre quero manter o contato.Fiquei feliz com seu comentário.
Beijos

Dalinha Catunda disse...

Querido poeta Joaquim da Rocha,
Você é um amigo querido quem tem sempre postado meus textos levando-me para outros recantos do Ceará. Obrigado meu caro amigo.
Um abraço