Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estação Cordel encerra fim de semana empolgando o público

A “abelha que faz mel sem esquecer o ferrão” abriu a noite deste domingo, 31, animando o público que lotou a Estação Cordel, na FLIT. O trecho da poesia faz parte do recital da cearense Dalinha Catunda, que iniciou a noite no espaço dedicado a esse segmento da cultura nordestina, dentro da FLIT.
Em sua apresentação denominada “Sertaneja, sim senhor”, a cordelista falou sobre a migração do nordestino. “Nos alforjes carregados, transporta tristeza e dor, saudades da lua cheia, das coisas do interior...”. Dalinha também mostrou em versos rimados sua percepção da natureza: “A brisa que me acaricia, meu corpo todo arrepia, e eu invoco você a participar desta dança, do vento e mulher criança, antes do anoitecer.”
A aceitação do público foi tamanha que Dalinha afirmou estar se sentindo no Nordeste. “Cordel é povão, é alegria e é isso que as pessoas do Tocantins tem demonstrado pelo nosso trabalho”, disse a cordelista. Prova disso era o motorista Vilnei Moreira, que também é músico. Evangélico, mas com um trabalho musical de uma proposta diferente, o chamado “Cowboy de Cristo” disse se inspirar no cordel. “É divertido escutar e me traz novas ideias”, afirmou.
A noite de domingo terminou na Estação Cordel com o recital musical “Cordelinho”, de Chico Salles. Também numa proposta bem humorada, o paraibano relembrou sua terra cantando, junto com o público, “Masculina”, e ainda falou da morte de uma maneira bem diferente. “Cordel é isso: o poder de resumir bem uma história e ainda divertir”, disse.
As apresentações na Estação Cordel continuam nesta segunda-feira, 1º, a partir das 19h

Publicada em

12 comentários:

Iran Coelho disse...

Parabéns grande e linda dama SERTANEJA.

Everardo Mourão disse...

Que poesia linda, Dalinha....só errou numa rima.....esta abelha não tem ferrão mesmo, principalmente fazendo obras primas como esta.

Fiquei orgulhoso de ser de Ipueiras e principalmente de até já haver recebido a visita ilustre dessa musa na POUSADA NOSSA CASA - a sua casa em Fortaleza. Lembra? com o grande Professor Marcondes e outros.

Agora digo como os cabra lá da serra, de antigamente, desculpe conhecer a senhora... no sentido humilde de antigamente, tirando o chapeu e fazendo um sinal de humildade. Hoje tá todo mundo entrando sem licença mesmo......

Fiquei feliz em ve-la cada dia varando fronteiras e levando o nosso "canto" em terras nunca d'antes visitadas por gente ilustre da nossa terra, Ipueiras.

Por isto, respeitosamente, como um ipueirense da gema, tiro o chapeu para você.


Everardo Mourão

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Eita, cearense pai d'égua, danada de boa, essa Dalinha Catunda, honrando a terra, pondo o Cordel sempre na Ribalta, aqui, alí. acolá...

Parabéns, conterrânea,
aceite mil Xêros e um abraço
bem arroxado...

Rosário Pinto disse...

Dalinha é isto que os amigos andam dizendo: firme, forte, guerreira com os ferrões de abelha, que só exalam o mel de sua generosidade, alegria e capacidade de produzir sempre mais e mais. VOA! DALINHA, VOA!!!
Tenho orgulho de ser sua amiga, viu?
Beijão, rosário

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

Parabéns Dalinha......reconheçimento a tanta coisa boa! :)
Beijos

Anônimo disse...

Tenho certeza de que a nossa ABLC foi muito bem representada com DALINHA CATUNDA, MOREIRA DE ACOPIARA e GONÇALO FERREIRA. Parabéns pela participação de vocês na Feira do Tocantins, estado que que amo de coração.

ARIEVALDO VIANA

Dalinha Catunda disse...

Caro Iran,
Obrigada pela sua visita.

Dalinha Catunda disse...

Querido Everardo,
Você e Aninha moram no meu coração.
Continuamos os meninos e meninas de Ipueiras preservando os laços de amizade.
Você me acolheu muito bem em sua: POUSADA NOSSA CASA com a marcante presença de nosso amigo Marcondes do seu Vencery.
Fico feliz com seu comentário, com sua amizade. Apareça mais vezes.
Meu abraço carinhoso para você e Aninha

Dalinha Catunda disse...

Oi Lúcia,
Não basta trazer nossa terra na saudade e no coração o bom é dividir ou espalhar nosso jeito nordestino de ser, nossa cultura e nosso amor a terra. Frequento seu blog e sei que você também faz isto.
xêro!!1

Dalinha Catunda disse...

Olá Rosário,
Obrigada pelo apoio, pela amizade e por este carinho que você tem para comigo.
Beeeijos

Dalinha Catunda disse...

Olá Marcia,
Bom ver você em meu cantinho, obrigada pelo comentário.
Beijos

Dalinha Catunda disse...

Ari,
Obrigada pelo comentário. Acho que a Estação Cordel foi apenas um bom começo que se repetirá com certeza.
O sucesso foi total, a receita deu certo, o povo gostou e o cordel abre passagem.
Um abraço,
Dalinha