O Cantinho da Dalinha é também o canto do cordel. O picadeiro onde costumo entoar o meu canto em versos propagando a poesia popular. É o Canto de uma cearense que adora suas raízes, canto da mulher destemida que saiu das entranhas nordestinas e abriu uma janela para cantar sua aldeia para o mundo, Interagir com outros poetas cordelistas desfrutando deste mundo virtual. Sou Maria de Lourdes Aragão Catunda, a poeta de Ipueiras e do cordel, sou a Dalinha Catunda. dalinhaac@gmail.com
Seguidores
segunda-feira, 5 de abril de 2010
A LENDA DO LAGO ENCANTADO
A LENDA DO LAGO ENCANTADO
Contam que um belo rapaz um tanto misterioso passava horas e horas, às margens de um lago que para ele era encantado.
Este lago tinha uma singularidade. Sempre que suas águas iam diminuindo ele ia se transformando num imenso coração. Todo final de tarde o belo jovem aparecia para cumprir seu ritual.
Seu semblante ficava totalmente modificado mirando aquelas águas.
Pegava pequenas pedrinhas e jogava no meio do lago. Ali se formavam anéis de ondinhas que cresciam... Cresciam... Atééé sumir. Aí ele jogava outra pedrinha, assim iam aparecendo novas ondas e sumindo... Ele passava horas naquela brincadeira.
Contam que no porão daquele lago morava uma linda mãe-d’água e que toda tarde vinha cantar e dançar para o tal jovem apaixonado.
As pedrinhas jogadas ao lago era o sinal que ele estava presente esperando seu canto.
Durante muito tempo viu-se o rapaz do lago encantado em sua contemplação.
Para o desgosto dos que estavam acostumados a apreciar aquela cena o belo rapaz, como se por encanto, sumiu.
Reza a lenda, que numa noite de lua cheia, quando o grande lago transformou-se num imenso coração, a mãe-d’água apareceu no meio das águas, estendeu os braços e cantou maravilhosamente para o jovem rapaz que atraído pelo belo canto foi ao encontro de sua amada.
Há quem diga que ele passou a viver num castelo encantado no reino das águas cristalinas. E os que conhecem a historia, afirmam que quando o grande lago se transforma em coração e coincide com a lua cheia, vê-se nitidamente o lindo casal no centro do coração espelhado.
Texto:Dalinha Catunda
Imagem: www2.uepa.br/webquest/iara5.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário